A formiga e sua grandessíssima sombra projetada

formiga e sua sombra fotografada em macro, hdr esqueff | Sobre arte, Arte, Arte digital


Antes de tudo, não há dúvidas que estamos passando por uma pandemia global, o CORONA VÍRUS (COVID-19); não só, mas também sofremos com uma instrumentalizarão midiática que torna as consequências do problema muito mais profundas do que realmente são. Em virtude deste clima de pânico, as sociedades se paralisam de alto a baixo, como se pode ver, cessaram ou foram reduzidas drasticamente, as atividades produtivas que vão do operário médio ao  grande empresário.

Naturalmente, a mídia tradicional, rádio, TV e periódicos impressos, se mantém financeiramente através da venda de espaços publicitários, sempre que são veiculados ao lado do conteúdo informativo interessante ao público. Ademais no meio publicitário existem as "Campanhas Publicitárias", que dão ao anunciante todo o destaque, este além de parasitar as matérias de interesse do público, torna-se agora o centro das atenções, vindo para o meio da página em formato de matéria bem como passar simultaneamente em outros veículos de mídia. De repente, chegamos ao nível mais alto, que alguém interessado em comprar propagandas pode chegar, a manipulação da informação de interesse público; como resultado de qualquer veiculo de mídia substituir do dinheiro que entra no caixa, não existe uma maior resistência a esta prática, pois antes que qualquer moral é necessário dar lucro.

O "Grande Capital" capaz de bancar a manipulação da informação, fez a mídia do mundo se comportar, em analogia, como uma orquestra: todos alinhados em tocar a mesma sinfonia sem desafinar. O resultado disso foram decisões restritivas desproporcionais a realidade do COVID-19, pois em até cidades de pequeno porte as medidas passaram a ser implementadas muito antes da necessidade. Hoje vemos que este efeito midiático teria uma conseqüência muito mais devastadora se tivesse sido aplicado com fidelidade ao repassado pela mídia. Graças ao cuidado de não adotar as medidas restritivas ao pé da letra, muitos governos não entraram em colapso.

Dessa forma, vivemos finalmente em um século que alcançou a globalização da comunicação, onde todos podem saber como está o mundo imediatamente, porém é necessário descobrir que esta globalização midiática, muito pouco tem em compromisso com a verdade, por conta disso é preciso perceber que é inevitável se ocupar de construir uma abordagem, de como se nutrir da boa informação, que ainda pode ser encontrada em alguns veículos da mídia.
clique no botão acima para baixar


Faça uma doação clicando no botão abaixo,
você estará contribuindo comigo,
o Seminarista Daniel:

Comentários